Páginas

O pequeno texto abaixo do titulo do Blog,faz parte da letra da música "Resposta ao Tempo" de Cristovão Bastos e Aldir Blanc ,gravada por Nana Caymi. É uma das canções que eu mais gosto.Quer conferir?Veja e ouça o vídeo ao lado!

Verdade da Vida

terça-feira, 26 de abril de 2011

Direitos

Toda vez que alguém me pede para citar uma frase,ou que eu precise completar perfis que me definam ,eu nem preciso pensar muito.Logo me vem à cabeça o grande Voltaire e sua magnífica citação:Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Isso ,para mim,é definitivo!É a prova maior de respeito pelo outro,de respeito pelo pensamento do outro , pelo livre arbítrio do outro.
Mas,vamos para a prática da vida comum.Creio que a maioria das pessoas são profundamente radicais quando se tratam de respeitar a opinião do outro sobre alguma coisa.Estão sempre certos,não sabem ouvir,não consultam os mais experientes e  são dificeis para trabalho em equipe por não saberem ceder nunca.
Imaginem se todos fossem obrigados a seguir essa máxima?Seria a morte para muita gente.O que seriam dos políticos,dos religiosos,dos pais possessivos e dos amantes ciumentos?Sim,porque todos teriam que respeitar o ser de "esquerda" e os de "direita",os que creem na reencarnação e os que acreditam na ressurreição ,no céu,no inferno,respeitar os filhos que não gostam de chuchu e os que o se preocupam com as baladas em altas horas.E o direito de ir ao futebol ao domingo ou ao cinema com as amigas num sábado à noite?
Eu creio que o fato da gente respeitar opiniões está intrínsico em cada um ou é uma questão de educação.Ou vc respeita ou não!Não existe meio termo nem desculpa para ser diferente.
Mas,não custa nada fazer uma forcinha,não é mesmo?Afinal não estamos falando sobre mudar a nossa opinião ,mas de respeitar a dos demais.

5 comentários:

  1. De todas as raças de difícil trato, destaco a dos amantes ciumentos como a pior entre todas [sorrio]
    Eu poderia dizer que gostei enormemente da frase de Voltaire, mas foi mais que isso que senti ao lê-la; senti um forte impacto. Imagino que ele o tenha dito enquanto lutava para que suas próprias palavras tivessem o direito de voar.
    Mari, mais prazeroso que te ler lendo em meu blog, foi vir aqui e ler o seu. Parabéns! E viva a liberdade de expressão!

    ResponderExcluir
  2. Oi,amiga
    Que belas palavras!!Respeitar opiniões alheias é uma virtude primordial.
    Adorei o vídeo com a música da Nana Caymmi!Lindooo!
    Bjus e apareça....atualizei o blog

    ResponderExcluir
  3. Oi,Mari
    Adorei o tema.Liberdade de expressão é realmente algo muito importante.E vc escreveu lindamente sobre o tema.Apareça lá no meu blog.Está atualizado!Ufa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá,xará

    Seu blog está show...adoro essa música da Nana.

    E seu texto está o máximo!Concordo com todas as suas colocações.Parabéns!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Passando para conhecer seu blog e já o inclui entre meus favoritos.
    Belo texto!Parabéns!

    Abraço

    Maggie

    ResponderExcluir